Abertura oficial do Blog

Seja bem vindo(a) ao CULTURICIDADE!!!

Lugar de armazenamento, divulgação e articulação de textos e eventos culturais!!

É UM GRANDE PRAZER COMPARTILHAR IDÉIAS E IDEAIS.

terça-feira, 18 de março de 2008

Cultura?

A cultura é inerente à vida humana em seus múltiplos aspectos. É ela que diferencia o homem dos outros animais, estando a distinção pautada na inconsciência, que prevalece a atividade animal e na consciência, existente ao ato humano (MELO, 1987).
Mas afinal o que é cultura? São inúmeras as definições encontradas, tanto no senso comum (entre aqueles que não desenvolveram um estudo sistematizado), quanto no meio acadêmico-científico. Sintetizando, simploriamente as diversas concepções, a cultura compreende o conjunto de conhecimentos, crenças, artes, costumes e comportamentos habituais que os membros de uma sociedade adquirem, materializam e perpetuam.
A cultura é produzida na mente humana, no interior particular de cada indivíduo, no entanto seja qual for a sua natureza, indubitavelmente precisa ser exteriorizada num contexto coletivo, social. Segundo Geertz, a cultura não é nunca particular, mas sempre pública.
Outro aspecto importante que é válido ressaltar é o uso corrente do termo cultura relacionado ao conhecimento, à capacidade intelectual, ponderando a existência de pessoas mais cultas, culturas superiores, em detrimento das demais. Na verdade, nenhuma cultura é inferior ou superior a qualquer outra. Notadamente, as que são menos valorizadas e que - em muitas comunidades estão praticamente extintas - são aquelas consideradas “tradicionais”, “ultrapassadas”. Dessa forma, tal concepção desconsidera que a cultura é o conjunto de experiências vividas pelo homem durante longos períodos. Assim, supervalorizam as culturas desenvolvidas a partir de um mundo digitalizado, de aparatos tecnológicos, ridicularizando as crenças, costumes, produções, habilidades que não se encaixam com os atuais paradigmas.
Contudo, se é que podemos definir cultura verdadeiramente, percebendo e reconhecendo seus múltiplos aspectos e ramificações, ou melhor, transitar entre as diversas análises de tal fenômeno e principalmente num contexto local, com um olhar sensível sobre o cotidiano, que seja considerando as diversas instâncias do ser humano, individual e social, criativamente e coletivamente.

Lorraine de Lima Ferreira

Referência:
MELO, Luís Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis: Vozes, 1987.

Um comentário:

Daniela disse...

GOSTEI DE VER!!!! Muito bom, hein? Adoro ver o espírito da coisa assim encarnado... Muito boas fotos e textos. Vamos prosseguindo!

Qual sua nota para nosso blog?