Abertura oficial do Blog

Seja bem vindo(a) ao CULTURICIDADE!!!

Lugar de armazenamento, divulgação e articulação de textos e eventos culturais!!

É UM GRANDE PRAZER COMPARTILHAR IDÉIAS E IDEAIS.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Identidade Cultural

Quando falamos em identidade, vem à cabeça tudo aquilo que nos pertence e nos é comum. É hora de pensar então na nossa identidade cultural, nos nossos costumes, no nosso dia-a-dia, em cada momento do nosso cotidiano, como esse movimento interage conosco, onde é mais forte e mais comum. A primeira questão é: Como ela formulada?!
A questão da construção da nossa identidade ocorre principalmente hereditariamente, tudo aquilo que nossos antepassados acreditavam foi perpassando por anos e anos até chegar a nossos dias atuais, porém remodelado por novos valores que quase sempre acabam mudando totalmente o sentido do que lhe era imposto no princípio.
Discorrendo sobre nossa nação, podemos perceber que acabamos falando em Brasis e não num só Brasil. É bem simples observar essas divergências culturais. As regiões brasileiras são na maioria das vezes dotadas de tradições diferenciadas, e isso percebemos quando confrontamos o Nordeste com o Sul do país. Diferenças essas que ultrapassam raça, físico, crenças, clima, financeiro, e até movimentos internos.
Por conseguinte essas variações, não muito longínquas, acabam influenciando umas às outras, eis então mais uma problemática. Como conseguir não deixar deteriorar a cultura raiz, e substituir ou misturar com as demais presentes na sociedade atual? Como fazer com que os meios de comunicação social não torne fragmentada a cultura de cada localidade? E principalmente, porque toda manifestação relacionada à cultura tem que ser desempenhada em nos “lugares escondidos” e/ou distante dos olhos da população?
Podemos e devemos conservar tudo aquilo que nos foi deixado através das manifestações sociais dos nossos antepassados, não como uma ação vergonhosa ou marginalizada como muito observamos na sociedade atual, mais sim com exultação de mostrar para todos que cultura é uma construção fundamental, e que na ausência dela nos tornamos uma sociedade sem “alicerce” e frágeis perante o fortalecimento da cultura única mundial e nos tornando um povo sem identidade própria ou sem identidade.
Marcos Oliveira Queiroz

Nenhum comentário:

Qual sua nota para nosso blog?