Abertura oficial do Blog

Seja bem vindo(a) ao CULTURICIDADE!!!

Lugar de armazenamento, divulgação e articulação de textos e eventos culturais!!

É UM GRANDE PRAZER COMPARTILHAR IDÉIAS E IDEAIS.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia da Consciência Negra, respeito por favor !








O Dia da Consciência Negra é um dia celebrado no Brasil, dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, o que já deveria ter acontecido há vários anos atrás.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares (o guerreiro da liberdade), em 1695. O líder negro Zumbi chefiou a maior comunidade de escravos fugitivos da história do continente americano, o Quilombo dos Palmares em Alagoas, derrotado e morto pelas tropas comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, em 20 de novembro de 1695, só entrou para a galeria dos heróis 300 anos depois. Essa data comemorativa só foi fixada no ano de 1995, provando mais uma vez o descaso que o povo negro tem perante a sociedade ainda preconceituosa.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras, procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. No entanto, como o critério é a auto-declaração, estima-se que a população negra seja muito maior. Porem muitos negros se recusam a colocar em entrevistas e pesquisas a opção negra nas questões, por ficar com receio de descriminação e inferiorização perante os demais componentes da sociedade.
Até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A história de vida dos negros sempre foi uma questão para ficarmos indignados, e o pior é que somos uma nação onde dizemos que temos heranças mestiças. Ora, esse mestiço vem desde antes, desde o período colonial, a partir dali o Brasil sofreu miscigenação constante, isso quer dizer que somos um pouco de índio, de branco, de ‘amarelo’ e de negros, nós viemos dessa mistura e então porque esse descaso com os negros?! Será que estamos vivendo numa sociedade onde o que vale é o white power (o poder branco), como já existe nos Estados Unidos?!
É hora de refletir e saber utilizar uma sociedade onde todos têm direito a voz e a vez. Esta na hora da sociedade limpar essa sujeira do pensamento e formar uma sociedade mais decente sem desmerecer a ninguém.
Como diz Gabriel o Pensador em uma de suas letras: “me responda se você descriminaria o Juiz Lalau ou o PC Farias / Não, você não faria isso não / você aprendeu que o preto é ladrão/... racismo é burrice... e se você é mais uma burro, não me leve a mal / é hora de fazer uma lavagem cerebral”.
Portanto faça sua parte e conviva igualmente perante todos, pois existem muitos negros que são considerados como um problema perante a sociedade, mas essa mesma sociedade esquece que existem brancos que cometem erros históricos e nem por isso são exilados da sociedade.


Precisamos acabar com esse lixo da nossa herança cultural, o racismo.

Marcos Oliveira Queiroz


Matéria postada no Jornal @ Nossa Voz (Barrocas-Ba) Novembro 2007.

Nenhum comentário:

Qual sua nota para nosso blog?